17.3.09

"A montanha insiste em ficar lá, para lá, parada, parada" ou "Eu tenho 14 anos"

Faz parte de uma fase (boba) da vida tentar desconstruir valores socialmente transmitidos para nós. Ou talvez isto até denote uma boa capacidade de análise e reflexão sobre o comportamento automático do homem. Mas olha, tem coisa que não há santo que mude. Acendam isqueiros, chamem os violinos e as pétalas de rosas porque eu vou te dizer: uma vez firmemente construído, um sentimento é difícil de ser quebrado.

Penso que sempre julgamos erroneamente nosso preparo emocional. Fazemos de tudo para enterrar algumas coisas que são facilmente trazidas à superfície com meia dúzia de acordes, ou então com um cheiro. Crisis avoided? Porra nenhuma. Não adianta, cave o quanto quiser, o sentimento volta.

Pareço andar pra trás em alguns momentos, quando me pego descobrindo coisas como se fosse criança, como se ainda tivesse 14 anos de idade (pra mim, essa é a idade-chave quando começam os questionamentos profundos) e tivesse tido a epifania de que a dor tá aí, a todo momento.

Aprendi que lembranças voltam, querendo ou não. Consigo até visualizá-las como ondas. Às vezes é marola. Às vezes é ressaca. De quanto tempo vou precisar pra não tomar um caixote quando elas vierem novamente?

4 comentários:

  1. engraçado.. coisas importantissimas pra mim simplesmente sumiram com o tempo, e eu só lembro por registros e fico surpresa por lembrar. passa o tempo e tudo morre.

    ResponderExcluir
  2. essa analogia foi muito bem colocada, ju. muito verdadeiro tudo que foi dito no texto. a gente vive 'pegando jacaré' nas lembranças..

    ResponderExcluir
  3. - 'De quanto tempo vou precisar pra não tomar um caixote quando elas vierem novamente?'
    - De vida em vida.

    ResponderExcluir
  4. Sabe mocinha... tenho um pouco mais de idade que você e alguns anos de análise.
    A memória é uma velha louca que joga a comida fora e guarda trapos coloridos.
    Ou seja, a gente se prende a umas coisinhas bobas que nem de longe são as principais e esquece do dia a dia pesado, das obrigações, das sensações corporais...
    Mas com o tempo as memórias, se você permiti-las, virão assim - memórias.
    Não vão causar marola. Muito menos ressaca.
    Mas é preciso cavar mais fundo mesmo. Pra depois subir e ficar assim: easy, breezy, beautiful!

    ResponderExcluir